0
Os últimos anos foram fundamentais para consolidar o segmento de transportes como uma área estratégica, que oferece soluções para as demandas de movimentação de mercadorias. Além disso, seu principal papel é reduzir distâncias entre os produtores, fabricantes e seus respectivos clientes.
No Brasil, predomina a utilização do modal rodoviário pelas empresas do setor de transporte e logística. Nesse caso, as transportadoras ficam sujeitas a falta de infraestrutura e seguranças nas estradas.
Contudo, a realização de investimentos em outros modais de transporte como Aéreo, Rodoviário e Hidroviário, tem se provado útil para reduzir o tempo de entrega.
- Modal Aéreo: embora os custos para utilizar esse recurso sejam elevados, sua agilidade representa uma grande vantagem;
- Modal Ferroviário: esse tipo de transporte tem muita aderência no mercado de mineração para a movimentação de seus insumos até a indústria de beneficiamento;
- Modal Hidroviário: composto principalmente pela modalidade marítima – utilizada para a importação e exportação de produtos – e pela fluvial, que garante o acesso a regiões afastadas.
Os sistemas de gestão integrada como um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) contribuem para o acompanhamento dos resultados da operação e fornecem relatórios para substanciar a tomada de decisão por parte dos gestores.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
0