Quais as diferenças entre Monitoramento e Rastreamento no transporte de cargas?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

10 de mai de 2023

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

monitoramento
rastreamento
mobile
TMS
logistica
Foto do post Quais as diferenças entre Monitoramento e Rastreamento no transporte de cargas?

As soluções logísticas aplicadas à gestão de transporte reúnem uma série de tecnologias com vários objetivos: aprimorar a gestão, reduzir custos, melhorar os mecanismos de controle e informação, além de outros. Sendo assim, algo muito comum neste segmento e que acontece com muitas pessoas no dia a dia das organizações é não saber diferençar suas funções na prática, seja pela falta de informação ou ausência de esclarecimentos.

Nosso tema de hoje busca esclarecer as diferenças entre duas famosas atividades para gestão de transporte e muito utilizadas por diversas empresas: o Monitoramento e o Rastreamento.

Monitoramento

Monitorar um veículo ou uma frota consiste em acompanhar passo a passo das rotas percorridas por ele. O monitoramento é muito utilizado por empresas que gerenciam frotas, principalmente para transporte de cargas e mercadorias, para saber o quanto o produto está perto do seu destino final, se houve desvios na rota original e se há algum imprevisto na estrada que acarretará em atrasos na entrega, por exemplo.

Rastreamento

 O rastreamento, diferentemente do monitoramento, não tem como finalidade principal o acompanhamento simultâneo do veículo. A central de rastreamento registra e analisa as ocorrências registradas ao longo da rota, como local e duração das paradas, possíveis problemas mecânicos, áreas de grandes congestionamentos, vias em que determinados tipos de veículos não podem transitar, entre outros. Sendo assim, o principal objetivo do rastreamento é obter dados para definir diretrizes de combate a problemas nas rotas percorridas pelas frotas.

Quando aplicadas simultaneamente, as tecnologias permitem às empresas controlar e proteger os bens, as pessoas, o patrimônio de terceiros, os próprios ativos da companhia e gerar informação para as decisões corporativas.

Os sistemas de monitoramento e rastreamento são indispensáveis

para empresas que buscam otimizar as suas operações logísticas,

encontrar meios de poupar gastos e formar motoristas mais ágeis e eficientes.

Para saber outras dicas sobre este assunto não deixe de assistir o vídeo a seguir e se tiver alguma dúvida ou sugestão, contamos com seu contato pelo e-mail tomaz@signainfo.com.br

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

5

Ultimos comentários

Tibério Faria Scárdua

Passsando aqui para parabenizar ao Sr. Marcos Tomaz pela matéria concisa, objetiva e esclarecedora. Tudo perfeito e na medida certa. Com certeza ajudará muitos operadores da área de transporte que não esse conhecimento. Ótimo trabalho!!!