O que é um TMS - Sistema de Gerenciamento de Transportes?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

17 de mai de 2023

· 8 min de leitura

· 8 min de leitura

tms
sistema
gestao
transporte
logistica
Foto do post O que é um TMS - Sistema de Gerenciamento de Transportes?

O que significa a sigla TMS?

A sigla TMS trata-se de uma abreviação para Transportation Management System (em espanhol Gestión del Transporte) que em português conhecemos por Sistema de Gerenciamento de Transportes ou ainda Sistema de Gestão de Transporte e Logística. 

O que é TMS - Sistema de Gerenciamento de Transporte?

O TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) trata-se de um software para gestão de transportadoras que atua na melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição.

Um TMS permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema para transportadora é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades.

CONHEÇA O E-CARGO DA SIGNA, A MELHOR SOLUÇÃO EM TMS

Este sistema de logística controla os processos de um transportador, abrangendo as áreas comerciais, operacionais, sac, seguros, faturamento, financeira e logística. Um TMS visa ser integrado com um sistema de ERP, desta forma ao emitir um CTe ou NFSe, por exemplo, a integração financeira, fiscal e contábil ocorrerá automaticamente.

O sistema de gestão para transportadoras tem como finalidade identificar e controlar os custos inerentes a cada operação, sendo importante identificar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e índices de discrepâncias nas entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modelo que melhor se ajusta.

ALGUMAS FUNCIONALIDADES DE UM TMS

- Gestão de Fretes - Tabela de Frete - Emissão de CTe - Manifesto de Carga

- Melhor Frete - Romaneio de Carga - CIOT - Comprovante de Entrega

- Faturamento do Transporte - Auditoria de Fretes - Controle de Manutenção de Frota

- Controle de Estoque - Planejamento - Rastreamento - Sistema de Tracking

- Monitoramento de Cargas - Análise de Rentabilidade - Dashboard de Transporte

As vantagens de um TMS

Um sistema de gerenciamento de transporte TMS permite obter o custo mínimo de operação, pois permite visualizar e controlar todos custos inerentes à gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados interna e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme as necessidades.

Também aumenta a disponibilidade da frota, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.

Para se ter uma ideia da importância da aplicação do gerenciamento logístico dentro de uma empresa é preciso saber quanto representa o custo do transporte. Numa indústria, o custo do transporte é, em geral, o segundo maior, ficando apenas atrás do custo de produção. Os encargos com o transporte variam entre 1/3 e 2/3 do total dos custos logísticos que englobam abastecimento, movimentação, armazenagem e distribuição.

A gestão de transportes controlada por um software para transportadoras é parte essencial de um sistema logístico. É a atividade responsável pelos fluxos de matéria prima e produto acabado entre todos os elos da cadeia logística. Utiliza grande número de ativos, que se encontram dispersos geograficamente, o que torna a gestão de transportes ainda mais complexa.

A alta complexidade gerencial, intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos torna o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que varia entre 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços) do total dos custos logísticos das empresas.

Desta forma, um bom gerenciamento de transportes pode garantir melhores margens para a empresa, através de reduções de custos e/ou uso mais racional dos ativos, e um bom nível de serviço para os clientes, através do aumento da disponibilidade de produtos, reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.

Na gestão de transportes existem decisões a serem tomadas em três níveis na qual podemos citar nível operacional, nível tático e nível estratégico.

O TMS software visa auxiliar no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas a consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota e de produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço, e planejamento e execução de manutenção da frota.

UM TMS É UMA SOLUÇÃO PARA TRÊS GRANDES GRUPOS DE EMPRESAS

- Empresas de transporte (transportadoras, operadores logísticos)

- Empresas que usam transporte próprio como apoio ao seu negócio

- Empresas que utilizam transportes de terceiros.

Um desafio de Operadores Logísticos, Transportadores e Embarcadores que terceirizam este serviço, é saber como utilizar de forma eficiente um TMS.

Além desse desafio, a gestão de transporte utilizando um sistema para controle de fretes também vai exigir a definição de qual a melhor modalidade de transporte a ser contratada: Fracionada ou Fechada

O sistema de TMS para o Transportador de Carga Fracionada

O transporte de cargas fracionadas é um modelo de frete que permite agrupar diversos tipos de produtos no mesmo veículo. Isso significa que o transporte das mercadorias acaba sendo uma opção mais econômica para os usuários, uma vez que é organizado em remessas menores para ocupar quase toda a capacidade do veículo.

Nele, a transportadora fica responsável por coletar uma carga compatível com o carregamento e por fazer a entrega das mercadorias até o consumidor final. Por ser considerado o frete com o melhor custo x benefício, o transporte de cargas fracionadas continua sendo a modalidade mais utilizada.

O software de TMS para a Carga Completa

O transporte de carga fechada basicamente é uma modalidade que ocupa totalmente o espaço de um veículo de carga. Nesta modalidade, a transportadora realiza a entrega da carga direto ao destino, sem a necessidade de fazer várias entregas ao longo do percurso.

Para ficar mais claro, uma transportadora realiza o transporte dos produtos de um Embarcador, ou seja, o local de produção do remetente, entregando em um CD ou em qualquer endereço destinatário.

Normalmente, a forma de uma transportadora cobrar por este serviço, é definida pelo tipo e tamanho do veículo que será usado para o tipo de produto que será transportado. Geralmente o valor é fechado prevendo o local de origem e o local de destino do transporte, mas é possível também compor este valor pela faixa de Km que o veículo vai percorrer.

CONHEÇA O TMS EMBARCADOR DO E-CARGO

Embarcador e transportador podem fechar um valor fixo para execução deste transporte, ou por um percentual da NF emitida pelo Embarcador, pode também definir um valor por tipo de produto a ser transportado ou até pelo peso transportado.

Quais as principais diferenças entre um WMS e um TMS?

Vamos esclarecer uma dúvida muito comum: Qual é a diferença entre WMS e TMS?

A própria tradução das duas siglas já mostra a diferença entre esses dois sistemas.

WMS - Sistema de Gerenciamento de Armazéns

TMS - Sistema de Gerenciamento de Transportes

Enquanto o WMS visa à automatização dos processos de recebimento, armazenagem e expedição, o TMS garante controle máximo da operação de transporte - da expedição à entrega ao cliente. São controles muito complexos e que tratam etapas diferentes em logística.

Para saber se a sua empresa precisa implantar um WMS indicamos esse ótimo artigo que fala com detalhes sobre este assunto. Você sabe se a sua empresa precisa implantar um WMS?

Apesar da possível integração, é importante destacar que TMS nada tem a ver com WMS. Enquanto um WMS está centralizado no gerenciamento e gestão, avaliação da estocagem e controle de localização de itens armazenados, o TMS refere-se exclusivamente à gestão de transporte, ou seja, envolve documentação, gestão de manutenção de frota, disparo de alarmes contra desvios de rotas, controle sobre os tempos de paradas, cálculos automáticos de fretes e gestão de despacho.

Enfim, são várias peculiaridades que envolvem um WMS e um TMS, mas podem sim ser utilizados de modo integrado em benefício da logística, para garantir assim resultados cada vez mais aprimorados.

Quem pode usar um TMS?

Este sistema de gestão de transportes é flexível e atende às necessidades de transportadoras, embarcadoras, empresas que fazem o próprio transporte ou empresas que terceirizam este serviço (contratando as transportadoras). Ao contrário do que possa parecer, a tecnologia é fácil de usar e intuitiva, exigindo pouco tempo para a adaptação, por exemplo.

Conforme sua finalidade, o TMS nos transportes pode ser personalizado, pois a organização escolhe os módulos mais adequados as suas atividades. Por isso, esta solução é a mais indicada para todas as empresas de gestão de transporte, inclusive para adoção de aplicativo de transporte ou se preferir um sistema de monitoramento de cargas.

CONHEÇA O TMS MOBILE DO E-CARGO

Não dá para pensar em crescimento e geração de receita sem o uso desta tecnologia na logística. O investimento em um TMS na logística varia conforme às necessidades da organização e segmento, pois os módulos deste sistema são independentes, o que facilita a customização. Se for bem implementada, esta solução ajuda a controlar melhor os recursos materiais, monetários e humanos.

Variação de custo ao adquirir um TMS

O custo de um sistema TMS varia de acordo com as necessidades da empresa e a sua área de atuação, já que os módulos são independentes. É interessante lembrar que se pode encontrar uma variedade de soluções no mercado, sendo necessário avaliar a real necessidade de determinados recursos disponíveis nos programas de TMS.

Um Sistema de Gerenciamento de Transportes é uma solução que, se for bem implementada, proporciona economias e maior controle dos recursos materiais, humanos e monetários na gestão do transporte, reduzindo, assim, os custos logísticos relacionados com o transporte, o qual representa uma parcela significativa de custos dentro da cadeia logística.

É conveniente entender que o TMS pode (e deve) ser integrado a ERP, CRM e outros módulos que otimizam o processo empresarial. O software de transporte também pode ser utilizado para fins de auditoria de frete dos transportes contratados e ainda para a apuração da performance das entregas.

Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Freepik

Links Relacionados

Conheça nossos eBooks

0