Construindo um futuro mais verde: A Sustentabilidade no Transporte de Cargas

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

24 de mai de 2023

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

tms
transporte
sustentabilidade
logistica
sistemas
Foto do post Construindo um futuro mais verde: A Sustentabilidade no Transporte de Cargas

Nos dias de hoje, a sustentabilidade é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância em diversos setores da sociedade, e o transporte de cargas não é exceção.

Com o crescente impacto ambiental e a preocupação com as mudanças climáticas, torna-se cada vez mais necessário adotar práticas sustentáveis no transporte de cargas, visando a redução das emissões de gases poluentes e o uso de fontes de energia limpa.

O transporte de cargas é uma atividade crucial para o funcionamento da economia global, mas que tem um grande impacto ambiental. As emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar associadas ao transporte de cargas são responsáveis por uma significativa parcela das emissões globais de CO2.

No entanto, há uma crescente preocupação e demanda por práticas mais sustentáveis no transporte de cargas. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis que reduzam o impacto ambiental dessa atividade tem sido cada vez mais frequente.

Algumas ações e comportamentos podem ser adotados para tornar a sustentabilidade parte de sua empresa e, principalmente, parte da gestão de transporte.

Manter a revisão dos veículos em dia

A sustentabilidade no transporte de cargas depende bastante da manutenção dos veículos. Os caminhões com problemas tendem a ser mais poluentes e menos econômicos, consumindo mais combustível e exigindo reparos frequentes.

É importante reduzir a emissão de carbono e de outros gases danosos. Os principais gases poluentes são monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO₂), dióxido de nitrogênio (NO₂), dióxido de enxofre (SO₂) e hidrocarbonetos. Os escapamentos precisam ser mantidos em boas condições para reduzir os níveis de poluição.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma excelente ferramenta auxiliar para garantir a sustentabilidade no transporte de cargas. Existem, por exemplo, softwares capazes de traçar as melhores rotas, considerando as distâncias mais curtas, as rodovias mais seguras e com boa infraestrutura e assim por diante.

O TMS é um sistema de gestão destinado ao transporte e torna mais eficaz o controle da frota. Usando esse sistema automatizado, é possível obter melhores resultados na geração de atividades mais sustentáveis.

CONHEÇA O E-CARGO DA SIGNA, A MELHOR SOLUÇÃO EM TMS.

 Para saber outras dicas sobre este assunto não deixe de assistir o vídeo a seguir e se tiver alguma dúvida ou sugestão, contamos com seu contato pelo e-mail tomaz@signainfo.com.br

 

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

1