A inteligência artificial aplicada na logística

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

24 de fev de 2023

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

inteligencia
transporte
tecnologia
logistica
artificial
Foto do post A inteligência artificial aplicada na logística

A inteligência artificial foi criada com o objetivo de desenvolver mecanismos tecnológicos suficientemente inteligentes, ao ponto de simularem o raciocínio humano. Ainda que não seja totalmente perceptível, a inteligência artificial está presente em nossa rotina de muitas maneiras, inclusive no setor de logística.

O que é Inteligência Artificial?

O termo Inteligência Artificial serve para designar um software, cujos algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado são projetados para permitir que computadores repliquem, ainda que parcialmente, capacidades da inteligência humana. 

A partir da interpretação de grandes volumes de dados externos, incluindo o comportamento das pessoas e eventos contextuais que impactem o sucesso dos processos logísticos, a IA pode aprender, perceber, pensar, deduzir, decidir e responder de forma independente. 

Enquanto um software de computador é tradicionalmente programado com uma lógica linear, limitando-se ao que está predeterminado e somente adquirindo novas funções se receber novas instruções sobre como executá-las, a Inteligência Artificial recebe estímulos, analisa e responde a eles de maneira inesperada, podendo evoluir sozinha.

Uma das principais repercussões da IA (inteligência artificial) no setor de logística

é a redução da mão de obra humana. Há uma forte tendência 

em valer-se de robôs para a realização de tarefas repetitivas.

A ideia é que todas as atividades que não dependam de competências especiais sejam assumidas pelas máquinas. Nesse cenário, a expectativa é de que num futuro próximo a Inteligência Artificial possa ser usada em veículos autônomos ou que os drones funcionem como mecanismo de entrega de mercadorias em pequenas distâncias.

Com a acirrada competitividade do mercado empresarial, os mínimos detalhes podem ser decisivos na conquista de uma posição de destaque no mercado, e a inteligência artificial na logística é um bom exemplo disso. Um trabalho logístico de excelência agrega valor à imagem da empresa, aumenta a lucratividade e deixa seus clientes mais satisfeitos.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

1

Ultimos comentários

Cris

Bom dia Gostei muito do conteudo sobre inteligencia artificial aplicada na logistica. Parabenizo pelo contexto e espero continuar recebendo informações de grande valia para nosso aprendizado e aprimoramento.