Um feedback agradável é sempre bom

Há 15 anos como Comercial da Signa, certamente a maior satisfação que tenho é quando concluo uma negociação com sucesso e ganhamos mais um cliente. Este é o resultado que qualquer um que atue na atividade comercial precisa e deseja.

Por vezes chegar a este fechamento é algo trabalhoso, leva tempo, negocia-se muito, faz-se levantamento de aderência do produto à realidade do cliente, concorre-se com outras empresas de mercado, inclusive gastando-se tempo maior do que o esperado para marcarmos o “gol”.

No entanto, nem só de negócios concluídos se vive. Há momentos revigorantes, que funcionam para mim como uma vitamina, uma sensação de real satisfação, parecida com a que eu tenho quando ponho a moto na estrada e viajo para um lugar distante, admirando o visual à minha volta em cada Km rodado.

Além da venda, minha atuação também acontece no pós venda, por vezes funcionando inclusive como Ombudsman do cliente.

Se brevemente sairmos de nossa “casca”, se nos despirmos de nossas vestes como profissionais apenas, descobriremos que do outro lado da conversa (seja por escrita, pessoal ou virtual) há também um ser humano com expectativas, boas ou ruins, por vezes passando por alguma dificuldade e que quer se comunicar conosco. Ele é igualzinho a nós.

Ao me soltar para comunicar-me com este semelhante, descobri ao longo da carreira ser esta a grande sacada, pois a prática desse ato nos traz, na maioria das vezes, excelentes experiências.

Por isso eu tenho gosto em compartilhar esta conversa que tive por meio de nosso chat com um cliente.

Antes, deixa eu explicar uma coisa. Há algum tempo adotamos o JivoChat na nossa home page, que nos permite interagir on line com os visitantes de nossa página.

É relativamente comum a nossa visita ser de um estudante a procura de material sobre TMS, sistema de gerenciamento de transportes, afinal de contas, é isso que vendemos e, portanto, produzimos muito material a respeito.

Esses dias iniciei uma conversa pelo chat e eis que descubro que estou falando com um usuário do e-cargo, que trabalha em um de nossos cliente, a JSL (Júlio Simões Logística).

Transcrevo a reprodução literal dele. Olha só que legal:

Um feedback agradável é sempre bom

Aqui eu ganhei o meu dia, afinal, no meio comercial, há a piada que vendedor vende até a mãe, uma alusão ao fato de que este profissional é tão enrolão, que faz qualquer coisa para conseguir atingir sua meta.

Receber um feedback desses, também confirma que aqui ninguém está vendendo sonhos, mas sim um produto verdadeiramente funcional a ponto de facilitar por vezes a vida do profissional que o usa como sendo sua principal ferramenta de trabalho.

Falar com o cliente é necessário. Se comunicar, é o que sempre ele espera. Ele quer respostas, quer se expressar, seja reclamando ou aclamando você ou seu produto.

Por vezes (e muitas vezes), esse papo pode ser informal, principalmente quando temos uma maior intimidade e conhecimento sobre a pessoa com quem estamos falando. Esta informalidade, quando permitida pelo cliente, traz maiores frutos de entendimento, maiores esclarecimentos para os dois lados e, claro, é muito mais agradável para uma rotina já carregada que temos em nosso dia a dia.

E acredite, a conversa toda com esse cliente foi maior, com pitadas de humor, ao mesmo tempo que era necessário esclarecer suas dúvidas e conduzi-lo da forma mais assertiva em nossa home page para que ele conseguisse os temas e materiais necessários para o seu trabalho.

Quem sabe a gente também se cruza um dia em nosso chat e por alguma boa razão tornaremos nosso dia melhor, afinal, este chat não foi feito só para os nossos clientes. Ele é prá você também que precisa e quer se inteirar sobre artigos e notícias voltadas ao meio de transporte e logística, mantendo-se atualizado.

 

Jônatas Filgueiras

Gerente Comercial da Signa, há 15 anos vestindo a nossa camisa.

 

Foto: Freepik

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