Software é Serviço Agregado

Foto do autor do post Signa

por

Signa

20 de mai de 2003

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

software
tecnologia
Foto do post Software é Serviço Agregado

20/05/2003

Exija software que possa apoiar sua prestação de serviços

Tem empresa que ainda se julga inserida na “indústria do software”. Ledo engano que vem se repetindo ao longo dos anos para lucro que quem “fabrica” o software e prejuízo para quem compra o software para integrá-lo à sua rotina de prestador de serviços.

Software agora é serviço e não mais produto acabado. O alerta vem na edição de 10 de maio da revista inglesa “The Economist”, que mostra que a nova tendência do mercado pós-bolha de tecnologia é tratar software como serviços.

A ponto de a American Express ter firmado recentemente um acordo de US$ 4 bilhões, por sete anos, com a IBM que permitirá à firma de cartões de crédito pagar apenas pelos softwares especificamente desenvolvidos pela IBM e que se ajustem ao seu negócio principal.

A IBM entrou de corpo e alma no novo filão, investindo US$ 10 bilhões no que chama de “on demand computing”, que poderíamos traduzir como “serviços de computação sob demanda”. Ou seja, tornou o software num serviço em vez de tratá-lo como um produto final e acabado.

A tecnologia que permite transformar software em serviços não é nova e chama-se ASP – Application Service Provider. O software sai da máquina do usuário e é acessado remotamente através da internet, gerando um novo tipo de negócio em que os programas de computadores são desenvolvidos por experts no negócio, a ponto de se tornarem os principais parceiros dos seus clientes. E de desenvolverem sua capacitação de atendimento através de softwares específicos, pelos quais são pagos e pelos quais são responsáveis. A exemplo do acordo da American Express com a IBM.

Os exemplos coletados pela “The Economist” são vários. A revista cita, por exemplo, a Salesforce, especializada em Customer Relationship Management que se integrou de tal forma ao ambiente web que atende 6.300 clientes em 110 países e faturou US$ 52 milhões, no ano passado.

A revista não conhece ainda a experiência da Signa. Mas se tivesse acesso aos cases da interação que a Signa estabelece com seus clientes, desenvolvendo e integrando seus softwares às demandas da elite dos transportadores brasileiros, com certeza a citaria como exemplo.

Exemplo que você pode ter acesso na Signa. Basta que dirija sua empresa com o foco moderno que transforma software em serviços. E que exija serviços prestados por experts em sua área de atuação. E quem conhece a Signa concorda que a empresa fala a linguagem do transporte brasileiro. E que já faz em português brasileiro, bem criativo, todas as ações que agora são relatados em inglês pelas publicações especializadas.

Visite a Signa. Eu recomendo. Afinal, sou o assessor de comunicação da Signa e sei que o melhor crítico da empresa é você que está cansado de comprar softwares com nomes bonitinhos que viram transferência de renda para quem vende e prejuízo certo para você e sua empresa.

 

Marco Rosa

Assessor de comunicação da Signa

Foto: Max Nelson

0