Retratos da Crise

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

17 de out de 2008

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

crise
greve
Foto do post Retratos da Crise

A atual crise financeira mundial tem várias facetas. Alguns aspectos me parecem interessantes e devem ser destacados.

A primeira certeza é que o mundo está conectado. A contaminação global ocorre com a rapidez de um vírus cibernético.

Há algum tempo cogitou-se a hipótese das bolsas funcionarem 24 horas. Ninguém merece uma crise que não pára no fechamento do pregão!

Li muito a respeito de uma eventual corrida aos bancos. Hoje a corrida é virtual, não gera filas, mas ainda carecemos de fotos que humanizem o problema. Acho que este deve ser o único motivo para ainda existirem operadores no pregão das bolsas. O uso eletrônico dos bancos já é uma realidade, mas ainda existe uma parcela significativa de pessoas que vai ao banco. São para estes usuários que uma providencial greve bancária tem mantido várias agências de muito movimento estrategicamente fechadas em tempos de alta turbulência.

Fico imaginando qual o empregado que entra em greve em tempos de crise, onde a maioria fica com medo de perder o emprego.

Outro assunto fascinante é a queda vertiginosa da bolsa. O mega investidor Warren Buffet ensina que para operar na bolsa é só seguir uma receita simples: “compre na baixa e venda na alta”. O problema é que o instinto humano funciona exatamente ao contrário, e no auge da crise, quando a bolsa despenca e vários papéis estão virando uma pechincha, a grande maioria corre para vender.

Quem tem dinheiro para investir, tiver estômago forte e bastante experiência, vai ganhar muito dinheiro nestes tempos de crise.

Finalmente temos o papel das agências avaliadores de risco. Como é que fundos receberam a avaliação de baixo risco e são baseados em títulos imobiliários tão questionáveis? Muito se discute como os bancos se expuseram a riscos tão grandes, pouco se fala dos critérios que foram utilizados para classificar essas operações. Parece um pouco com a previsão do tempo, se não acertar na mosca, não tem problema, todo mundo já está acostumado que isso de vez em quando falha.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Freepik

Conheça nossos eBooks

 

0