3
Encontrar profissionais que possuam graduação ou especialização na área de logística pode ser um bom diferencial competitivo. Em regra, essas pessoas dominam as melhores técnicas, estão atualizadas com as tendências de mercado e são especialistas na área.
Apesar de tamanha relevância, montar um time eficiente e produtivo pode se transformar em um desafio, já que é preciso entender um pouco sobre comportamento e possuir habilidades em gestão de pessoas.
O processo seletivo é o primeiro passo para a construção de sua equipe logística. No entanto, isso nem sempre é realizado de forma eficiente em muitas empresas. Por exemplo, a presença do gestor logístico, desde a primeira entrevista, é fundamental para conhecer bem os candidatos. O que ocorre é que, em diversas organizações, o RH faz a primeira etapa e seleciona alguns profissionais para as próximas, e só a partir dali o gestor começa a participar.
Por mais que os Recursos Humanos sejam capacitados, é importante contar com alguém especializado no setor logístico, que conheça, a fundo, as necessidades e dificuldades da vaga em aberto. Algumas oportunidades de contratar bons profissionais podem ser desperdiçadas por esse simples procedimento do processo seletivo.
Por fim, busque o máximo de informações sobre o candidato, sua formação e experiência, além da pretensão e objetivos profissionais que essa pessoa busca dentro da empresa.
O transporte, por exemplo, é um dos processos mais indicados para a terceirização, pois gerir uma equipe de motoristas e uma frota própria é algo que demanda tempo, dedicação e dinheiro.
Dessa maneira, se você procura mais eficiência, avalie a possibilidade de contratar uma transportadora e conquistar entregas rápidas, seguras, produtivas e muito mais econômicas. Em geral, essa decisão afeta positivamente não apenas a logística, como todos os setores da empresa.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
3
Ultimos comentários
Oi Tomaz, belo artigo este que você escreveu, realmente encontrar profissionais já capacitados e treinados é muito difícil, o ideal é que a própria empresa contratante treine e capacite seus contratados, o grande problema no meu modo de ver, é que no caso de transportadoras elas não resultado suficiente pra pagar salário para esse profissional que ela custeou o treinamento, veja que com a Rodorei, treinamos e capacitamos dois gerentes com com diversos cursos e até a faculdade de logistíca do Setcesp, o que aconteceu, os dois foram contratados por outras empresas,(uma delas inclusive é nosso cliente e não teve o mínimo pudor em tirá-lo de nós) com salários que não tinhamos como cobrir. Infelizmente essa é nossa realidade. Abraços e parabéns.