O Efeito Bumerangue

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

23 de jun de 2021

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

efeitobumerangue #itsok #JaneMarczewski #Signa #TMS
Foto do post O Efeito Bumerangue

Eu desejo que você receba em dobro tudo aquilo que você desejou para os outros.

Se isso será uma benção ou uma maldição, aí é contigo.

Esta é uma boa forma de ver o mundo. Eu costumo dizer que o mundo é redondo, e o lado da mesa onde sentamos muda. Hoje somos fornecedores, amanhã somos clientes.

Então, essa é uma boa provocação. Se o diretor do teu maior cliente fosse alguém que hoje é teu fornecedor isso seria bom, seria neutro ou seria péssimo?

Se o colaborador que se reporta a você hoje, amanhã fosse teu chefe?

Dizer hoje que o mundo é redondo parece provocação com os malucos que insistem que a terra é plana. Mas, o novo século, como ensina o Dado Schneider, é feito de relações horizontais, com pouco ou nenhum apego à hierarquia.

Isso contradiz o modelo tradicional do século passado, onde as relações eram verticais, portanto, com mais atrito e distância entre a direção da empresa e o front.

Eu acredito no efeito bumerangue, ou seja, aquilo que você lança, mais cedo ou mais tarde, volta para você. A forma como você lida com os seus pares, seus fornecedores, não pode ser diferente, principalmente em termos de respeito e cordialidade, com a forma como você lida com o seu cliente.

Isso não vale somente para relações profissionais, mas de uma forma geral como lidamos com as pessoas com quem temos contato.

Há vários ditados populares que sintetizam esse conceito: “o que vai volta”, “a gente colhe aquilo que planta”.

A propósito, o conceito que você colhe aquilo que planta é um conceito bíblico, presente tanto na bíblia Hebraica como no Novo Testamento

Mas diferente do bumerangue que volta logo em seguida, o retorno do que fazemos nem sempre é imediato. Nem volta sempre no mesmo formato.

Porém, estamos falando unicamente de comportamento, de atitudes, de escolhas que fazemos diariamente. Nem tudo o que ocorre na vida pessoal e profissional é reflexo de algo que fizemos. Simplesmente há coisas que ninguém merece, e ainda assim, elas acontecem.

Foi essa a reflexão que me trouxe a história da Jane que se apresenta com o nome artístico de Nightbirde.

Ela está com câncer nos pulmões, na espinha e no fígado. Ainda assim ela encontrou forças para compor e cantar.

Apesar de tudo ela diz que está tudo bem. Nas palavras dela:

 "eu sou muito maior do que as coisas ruins que acontecem comigo".

Ela foi no programa America’s Got Talent cantar a música “It´s OK (está tudo bem), que retrata como tem sido o seu último ano.

Nessa música, destaca-se a parte abaixo:

"You can't wait until life isn't hard anymore, before you decide to be happy"

"Você não pode esperar até que a vida não seja mais difícil, antes de decidir ser feliz"

Você pode ver a apresentação dela neste link, com legendas em português. Não tem como não se emocionar. 

Infelizmente coisas ruins acontecem com todo mundo, faz parte da vida. As nossas ações, essas sim, lançam algo para o mundo, e sobre elas teremos retorno.

Quando eu não sei dizer, mas bom ou ruim, uma hora esse bumerangue volta.

Nuno Figueiredo

Engenheiro Eletrônico formado pela Mauá, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é um dos fundadores da Signa, onde atua desde 95. Entre outros defeitos, jogou rúgbi na faculdade, pratica boxe e torce pelo Palmeiras.

Foto: Freepik

Conheça nossos eBooks

5

Ultimos comentários

Hélio

Excelente!