Logística e Internet

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Nuno Figueiredo

15 de ago de 2003

· 4 min de leitura

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Internet
logística
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15/08/2003

A internet sozinha não revoluciona os seus negócios.

A logística se apóia em três vertentes: o tempo, o custo e a segurança. Veremos como o casamento das necessidades logísticas com o uso da internet possibilita a redução de custos, a melhoria do desempenho e desperta um novo olhar, mais crítico e preciso, que permite identificar gargalos, problemas e principalmente oportunidades.

Tempo – Quanto mais urgente for o prazo, mais caro tende a ser o serviço. Dependendo do modal utilizado, o preço pode variar de R$/tonelada a R$/quilo, uma significativa diferença. Quem paga mais caro pela urgência exige informações precisas do paradeiro da carga, uma excelente oportunidade que demanda informações rápidas, inseridas e acessadas de qualquer ponto da cadeia a um custo baixo.

O uso eficaz da web como ferramenta de apoio e relacionamento com o cliente é um diferencial competitivo muito alardeado e pouco explorado. Os poucos que descobrem este filão não anunciam o fato em praça pública. Ao invés disso, fazem do uso competente da tecnologia um fator de alavancagem de novos negócios e fidelização dos clientes, enquanto o mercado fica à mercê de práticas canibalescas e da selvagem briga por preços. Estas empresas, de forma discreta, consolidam sua posição no mercado.

Custo – A internet é um excelente redutor de custos de infra-estrutura e de comunicação, que pode, pela característica do meio e pela competência da solução, permitir uma estrutura mais enxuta, porém percebida como mais eficiente.

A capacidade de prover informações em tempo real traz uma série de vantagens. A cada dia, e de forma mais profunda, o mercado descobre o poder da internet. Um exemplo que podemos citar é o da Gol Transportes Aéreos, que vende mais barato a passagem pela web e eliminou a presença do ticket. O próprio passageiro emite a passagem, gasta o papel, a tinta, o seu tempo e ainda fica significativamente impressionado com a tecnologia e facilidade de acesso.

Também na logística, a Gol inovou ligando toda a sua rede de agentes de carga pela web, de forma on line e em tempo real, abrangendo todo o Brasil e com um custo de infra-estrutura compatível com a filosofia de empresa: preços baixos, muita tecnologia e inteligência a serviço do cliente. Não é por outro motivo que a Gol avança a passos largos num mercado cheio de más notícias.

Segurança – Devido ao alto índice de roubos de carga, o transporte de produtos visados, de alto valor agregado, tem motivado um mercado milionário de venda de equipamentos de rastreamento por satélite, rádio, celular, além do uso de especialistas em gestão de risco e escolta. Terá um diferencial quem obter ganhos adicionais de controle e gestão que agreguem valor a tanto investimento e, desta forma, pagar menos por mais resultados.

Para muitas empresas, estes serviços são verdadeiras caixas-pretas, e muitos ainda não descobriram o óbvio: a segurança é um subproduto de uma logística inteligente, e deve ser olhada como um dos pilares desta, ao invés de determinar e impor o ritmo dos processos. A internet permite o relacionamento direto entre os agentes sem agregar custos às operações.

A internet sozinha não revolucionará os seus negócios. Muito dinheiro já foi despejado em apostas de projetos e idéias que provaram ser esboços muito fracos de negócios. As empresas que entenderem esta realidade como um meio, uma ferramenta, e souberem reformular seus modelos de negócios aproveitando esta revolução irão liderar os seus mercados.

Na nossa experiência pessoal de negócios, pudemos dirigir nossos esforços e soluções para operarem neste meio e desenvolvemos trabalhos em empresas como a Gol, nas quais pudemos atestar como a internet pode agregar significativos ganhos logísticos que se traduzem em fatias de mercado.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Jametlene Reskp

Artigo Publicado na "Logística em Revista - Aslog"

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