Agendamento de Terminais para o Carregamento de Containers de Importação

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Signa

28 de nov de 2018

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Sabemos que o custo é determinante na escolha de um terminal para liberar os containers que chegam na importação. No entanto, deve-se levar em conta, também, a qualidade do serviço do terminal, como agilidade nos procedimentos documentais e flexibilidade nos agendamentos de janelas.

Devido ao elevado transit time do transporte marítimo e aos imprevistos que frequentemente ocorrem no processo de liberação de importações, como atraso no envio do BL original, atraso na parametrização ou necessidade de conferência física da carga (canal vermelho), muitas vezes, quando a carga é liberada, o importador já está com estoque baixo, período de armazenagem virando e extrema urgência no recebimento da mercadoria.

É nessas horas que a otimização dos procedimentos do terminal e sua flexibilidade de janelas fazem a diferença.

Sendo assim, para ajudar importadores e despachantes na escolha do terminal para liberação de containers de importação, selecionamos os principais terminais do porto de Santos e descrevemos os procedimentos e características de cada um deles.

Esperamos ajudá-los a tomar sua decisão, de forma a otimizar os custos e os tramites logísticos das suas operações.

Santos Brasil

Pioneiro no uso de grandes tecnologias, este terminal oferece uma grande flexibilidade de janelas, sendo possível já conseguir uma grade para carregamento cerca de 2 horas depois de tudo liberado. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos: a transportadora deverá efetuar o upload documental no site do terminal e, caso não conste nenhuma pendência, o processo é liberado para registro e posterior agendamento. Como o registro é online, o motorista necessita se apresentar no terminal apenas com a xerox dos documentos ( NF, D.I, ICMS E GARE, BL).

Brasil Terminais Portuários (BTP)

Terminal que também oferece grande flexibilidade de janelas, sendo possível agendar em poucas horas após tudo liberado. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos: mesmo procedimento da Santos Brasil.

DP World (antiga Embraport)

Fechando os considerados 3 melhores terminais do nosso porto, a DP World, também conhecida como Embraport, segue a mesma linha dos terminais Santos Brasil e BTP, com grande flexibilidade de janelas e contando com tecnologias consideradas de primeiro mundo. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos: mesmo procedimento de Santos Brasil e BTP.

Marimex / Ecoporto / Bandeirantes

Nesses terminais, a transportadora conseguirá janela para carregamento somente 24 horas depois do desembaraço, ou seja, somente para o dia posterior à liberação do processo. Além dessa dificuldade, as grades disponíveis dependem muito do fluxo de carregamento do dia: algumas vezes se consegue janela na madrugada, sendo possível amanhecer no cliente; outras vezes, somente para o período da tarde ou noite, atrasando a entrega no cliente.

Nesses três terminais, o horário máximo para agendamento é até as 19 horas. Após este horário, a transportadora só conseguirá janela para dois dias depois. Por exemplo: após as 19 horas de segunda feira, o sistema desses terminais somente disponibiliza janelas a partir da meia noite de quarta feira.

Procedimentos

Marimex: nesse terminal, o upload documental é efetuado pelo próprio despachante, e a transportadora já recebe os documentos liberados para agendamento. O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original. Possui janelas de segunda às 6 horas até sábado de manhã. Sábado à tarde e domingo não há disponibilidade de janelas.

Bandeirantes: após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora responsável pelo carregamento, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento. O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original. Possui janelas 24 hrs de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Ecoporto: após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora responsável pelo carregamento, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento. Nesse terminal, é necessário que a transportadora faça o upload documental. O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original, além de precisar ter uma cópia legível de seus documentos pessoais (CHN e documentos do veículo). Possui janelas 24 horas de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Vale ressaltar que mudanças nos procedimentos de cada terminal são frequentes, e os procedimentos acima descritos podem mudar repentinamente, seja por melhorias de processos, seja por redução de custos dos terminais.

Por fim, é importante possuir uma boa negociação comercial, pois empresas que têm uma boa parceria com terminais conseguem agilizar processos e antecipar seus carregamentos.

Diego Garcia

Da RodoQuick, em Santos - 27/11/2018 - Edição 034

Fonte: RodoQuick.com.br

 

Nota da Signa:
A oportunidade de trazer convidados para escrever neste espaço não significa que a opinião externada seja a opinião da Signa, mas sim que, ao darmos voz a um expoente deste mercado para nos brindar com um pouco de seu conhecimento, nos permitir conhecer os assuntos por vários ângulos.

Foto: Hessel Visser

 

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