A Volta às Compras

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

30 de abr de 2009

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

fusão
empresas
Foto do post A Volta às Compras

Surpreendente a notícia que a holandesa TNT comprou a Expresso Araçatuba, divulgada ontem na imprensa. Com o investimento de R$ 156 milhões a TNT ratifica a sua liderança no segmento de entregas expressas.

Há pouco mais de 10 anos, três grandes empresas nacionais, desse segmento, formaram uma aliança estratégica que permitia uma abrangência nacional. Entre outros objetivos, a sinergia desta aliança permitia redução de custos e preparava as empresas para enfrentarem as multinacionais. Esta aliança foi feita entre a Expresso Mercúrio, Expresso Araçatuba e a Rapidão Cometa. Era uma aliança que não envolvia fusão, aquisição ou Joint Venture, mas quando se abre esse tipo de estratégia, o sucesso da aliança poderia naturalmente gerar um desses resultados.

As empresas eram complementares em seus mercados. Todas atuam no segmento de carga fracionada, mas cada uma mais forte em uma determinada região do País. A Mercúrio, que já liderou o ranking como a maior transportadora do Brasil, seguiu a cartilha de quem ocupa esta posição e foi comprada pela mesma TNT, em 10 de Janeiro de 2007, e passou a se chamar TNT Mercúrio.

Pelo que foi divulgado, a negociação entre a TNT e a Araçatuba durou cerca de um ano. A TNT está montando a estrutura que essa aliança almejou. Inevitável supor que possa estar nos planos da TNT fazer a mesma operação com a Rapidão Cometa, mas, isto é mera especulação minha, pois não tenho nenhuma informação de cocheira a este respeito e, se tivesse, não a divulgaria antes do fato estar concretizado.

Interessante notar que a crise não alterou a estratégia da TNT. Pelo que foi divulgado, o único impacto da crise no negócio se deu na condição de pagamento que, ao invés de à vista, será pago em duas parcelas.

Os bastidores das fusões e aquisições que estavam a pleno vapor foram retomados. Esta volta às compras pode sinalizar que a crise esteja perdendo a força e o mercado esteja voltando à normalidade.

Espero que não ocorra nenhuma gripe (suína) mais séria que volte a nos atormentar.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Freepik

0