A importância do funcionário empreendedor

Foto do autor do post Signa

por

Signa

27 de ago de 2018

· 5 min de leitura

· 5 min de leitura

empreendedor
empreendedorismo
inovação
Foto do post A importância do funcionário empreendedor

27/08/2018

Sem inovar a empresa não evolui. A inovação é feita por pessoas, logo o perfil mais desejado hoje é do intraempreendedor, também conhecido como funcionário empreendedor.

Muitos se enganam ao pensar que o empreendedor é somente aquele que possui seu próprio negócio ou funcionários do alto escalão. O empreendedorismo pode ser exercido em qualquer tarefa, em qualquer área do negócio.

Quero dizer que o importante é a postura que você tem no seu trabalho, como você encara suas tarefas e responsabilidades, independente do cargo que você ocupe. O empreendedor não tem medo do novo e está sempre disposto a buscar novos caminhos e aprendizados. Ele utiliza sua experiência para formar novos empreendedores, assume as responsabilidades e não se omite nas situações que apareçam em sua carreira profissional. O funcionário empreendedor é aquele que exerce seu trabalho como se fosse o dono da empresa.

Há dez anos fui convidado para retornar à Signa. Tive uma primeira passagem aqui, como analista de suporte e desenvolvedor, e esse convite surgiu quando a Signa iniciou um projeto para abrir uma unidade fora da cidade de São Paulo. Provavelmente esse convite tenha surgido porque, nessa minha primeira passagem pela empresa, eu tenha demonstrado algum traço de um perfil empreendedor, demonstrando assim uma possível capacidade para tocar essa nova unidade da empresa.

Minha primeira reação ao receber o convite foi me imaginar como responsável pela gestão de uma grande equipe. Tinha alguma experiência na coordenação de projetos, mas sempre com um número menor de pessoas e sempre com alguém mais experiente por perto. Outro receio que tive foi com relação à gestão de pessoas, uma área da administração que não tinha conhecimentos aprofundados e muito menos experiência.

Coloquei esses pontos para os proprietários da Signa e responsáveis pela oferta para estar à frente da unidade da empresa em São José dos Campos-SP. Relatei que não tinha experiência com gestão de pessoas.

Eles me falaram algo simples e que direciona minhas ações até hoje: trate seus funcionários como gostaria que seu chefe tratasse você. O empreendedor estima as pessoas em seu entorno, ouvindo e valorizando as sugestões que essas lhe passam.

Um outro ensinamento me auxilia na função de Gerente de Sistemas na Signa: seja humilde e dê exemplos. Penso que para eu cobrar determinado comportamento de um funcionário, antes de tudo eu preciso ter esse comportamento. Se eu quero um funcionário comprometido, tenho que mostrar para ele que, no dia a dia, eu tenho comprometimento no trabalho, para que ele me veja como exemplo.

Na minha visão, o funcionário empreendedor é aquele que trabalha para o time, unido, respeitando e ouvindo seus companheiros de trabalho. O objetivo é ganhar o jogo, independente de quem marque o gol. E o funcionário empreendedor tem que ser exemplo, ser referência. O nome dele tem que surgir caso seja necessário o envolvimento de alguém mais experiente na empresa, que esteja acostumado a enfrentar as dificuldades e pressões que as situações críticas provocam. Na Cultura Organizacional de uma empresa essa figura exerce o papel de herói, aquele que fez ou faz história dentro da empresa por meio de ações que lhe fortalecem.

É no dia a dia que se produz o resultado do mês e do ano. Tite, o treinador de nossa seleção, costuma dizer que seus onze titulares são escolhidos durante os treinos, ninguém tem cadeira cativa no time. Tite também diz que o que é visto dentro de campo nos noventa minutos de jogo é resultado de todos os treinamentos que foram realizados antes dele. É o empenho e dedicação demonstrados no treinamento que levam o jogador a ser titular de um time. Penso o mesmo da vida profissional, você deve ser comprometido e dedicado no trabalho todos os dias, para colher os frutos posteriormente. Aqui então está outro traço do funcionário empreendedor: a dedicação e o comprometimento com o trabalho diariamente.

Sempre digo às pessoas que trabalham comigo para que não se contentem com o básico, não façam apenas o feijão com arroz. Você pode sair de casa para trabalhar todos os dias, trabalhar das 09:00 às 18:00 e receber seu salário no final do mês. Talvez isso seja suficiente para fazer jus ao salário que recebe todo mês. Mas você fica contente com isso?

Meu amigo Vasconcelos, companheiro de Signa há vários anos, escreveu um artigo muito bom sobre a formação de times. As dicas colocadas por ele também devem ser vivenciadas para que você tenha um perfil empreendedor na sua empresa. Vale a pena conferir esse texto no post “Oito dicas valiosas de como transformar o seu time na Família Scolari”.

É possível destacar outras características importantes para que você seja um funcionário empreendedor. Veja algumas delas:

  • Trabalhe em equipe: tenha uma equipe eficiente que se complemente;
  • Partilhe os créditos pelas realizações: não queira ficar com toda fama para você, compartilhe com a equipe que ajudou;
  • Peça e ouça sugestões: trabalhe com uma gestão compartilhada e colaborativa;
  • Prometa pouco e entregue mais do que prometeu: a propaganda excessiva causa ansiedade;
  • Assuma qualquer trabalho: independentemente de estar ou não aderente a seu cargo, desde que seja necessário fazer para atingir seu propósito;
  • Não se omita: se for para pecar, prefira pecar pela ação e não pela omissão;
  • Sempre dê prioridade aos interesses da empresa e de seus clientes: são eles que te pagam seu salário;
  • Seja honesto em suas intenções: procure ser sempre sincero e justo;

Por fim, o funcionário empreendedor deve ter o foco na qualidade do produto que sua empresa oferece, atendendo as expectativas dos clientes dessa empresa e trabalhando para a redução de custos e melhorias dos processos. Ao agir dessa forma, certamente você terá destaque em sua carreira profissional e terá o perfil desejado pelo mercado de trabalho.

 

André Idalgo Matama

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto e Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de SP. Gerente de sistemas na Signa Consultoria e Sistemas, vestindo a camisa desse time desde 2008.

Foto: Freepik

0

Ultimos comentários

Viviane Rosa

Admiração é a palavra! Ótimo texto! É muito bom trabalhar ao lado de pessoas como o André!

John Marcus

Top André! De fato isso é tão verdade no seu dia a dia, que você traz isso com um valor muito importante. Contemplo esses valores já alguns anos através do seus ensinamentos nesse período.