Um Bom Slogan

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por

Nuno Figueiredo

29 de mar de 2010

· 4 min de leitura

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slogan
marketing
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slogan mais engraçado que eu me lembro de ter visto foi o de uma empresa cujo nome preciso omitir, mas cujo texto dizia "Abraçadeiras XXXX, não é a melhor, mas também não é uma droga". Não tenho dados para comentar se deu o resultado esperado, mas é uma das mais honestas campanhas que eu já vi, posicionando o produto de forma tão clara, que mesmo sem entender nada de abraçadeiras, acredito que eles tenham um produto de boa qualidade, e que mesmo que não possa ser avaliado como o melhor do mercado deve ser levado em consideração como uma boa opção, pois não é de qualidade inferior.

Não sei dizer se a frase foi cunhada por alguém que entende tudo de marketing e que conseguiu um posicionamento diferenciado do produto ou se foi o oposto. Por falta de alguém mais "gabaritado", a empresa gerou essa propaganda usando a sua criatividade interna, o que talvez pareça, a primeira vista, ser um crime em termos de divulgação do produto.

Nos ensina Al Ries que quando uma empresa confessa uma característica ruim de seu produto, acaba dando maior veracidade à propaganda, mas é um caminho, no mínimo,arriscado, coisa para quem entende do riscado e eu certamente não me enquadro nessa categoria.

Este tema me veio porque vi um caminhão da TNT Mercúrio com o slogan "Sure we can". Achei genial. Eles pegaram uma carona na mais bem-sucedida campanha eleitoral americana, que levou um presidente afro-descendente ao poder. O cativante sloganYes, we can" era a promessa de realizar algo novo e melhor. O "Sure we can" é a confirmação dessa promessa, a certeza de poder entregar o resultado prometido e nesse sentido tem tudo a ver com o negócio de transporte. Pena que o grande poder dessa inteligente sacada se perca um pouco por estar num idioma estrangeiro e ainda pelo fato desse slogan não ter no Brasil o mesmo impacto, mas ainda assim é um ótimo slogan.

É interessante notar que o mercado de transportes ainda é visto pela grande maioria dos embarcadores contratantes como uma commodity. Eles ainda acreditam que estão contratando o frete, isto é, um caminhão que entrega a mercadoria e não um serviço de valor agregado. As exigências dos contratantes são inúmeras e só aumentam. Desde equipamentos de segurança, rastreamento de veículos, gestão de risco, planejamento, tracking, integração entre sistemas, relatórios customizados e por aí vai. É normal o embarcador, cada vez mais, tentar passar para o transportador problemas que, a priori, não tem relação com o serviço prestado, exigindo cada vez mais pelo mesmo preço, quando não por um preço menor.

Essa realidade está gerando uma dicotomia suis generis: o nível de exigências operacionais, financeiras e de sistemas, cada vez mais restringem as empresas que podem ser selecionadas e que podem oferecer o nível de serviço desejado, ao passo que o valor dos serviços contratados mal remunera a atividade principal, quanto mais os "n" adicionais requeridos, com raras e honrosas exceções.

Nesse sentido, as empresas que oferecem um algo a mais tem que fazer um grande esforço para valorizarem esse diferencial e saírem da ingrata luta pelo menor preço. Um passo importante nesse sentido é ser, cada vez mais, um operador logístico e menos um transportador, o que passa por mudanças mais estruturais do que somente o nome que se dá à atividade em si.

O marketing desempenha um papel fundamental nesse caso, porque como diria o ditado romano: "não basta a mulher de César ser honesta, ela tem que parecer honesta". A percepção faz toda a diferença.

Retornando à questão do Slogan,  o melhor trabalho que vi neste sentido foi feito por uma transportadora, fico devendo o seu nome, cujo texto dizia algo como "Mais do que a sua carga, nós
transportamos a sua marca". Brilhante! De forma sucinta eles conseguiram traduzir que o que está em jogo não é somente a simples movimentação de uma carga, e sim, não raro, a extensão da imagem de uma empresa aos seus clientes e ao mercado. Isso é algo que não se entrega a qualquer um e nem a qualquer preço.

Nuno Figueiredo
Diretor Comercial

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