Signa 20 anos

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

21 de ago de 2015

· 4 min de leitura

· 4 min de leitura

Signa
aniversário
20 anos
Foto do post Signa 20 anos

Parece que foi ontem que resolvemos transformar alguns saraus tecnológicos em algo mais consistente. O embrião do que viria a ser a Signa nasceu quando eu e o Henri resolvemos fazer um sistema para controle de fluxo de caixa em Excel. Ficávamos algumas horas à noite trabalhando até que nasceu a primeira tela. Na época trabalhávamos como desenvolvedores para Mainframe e queríamos aprender a desenvolver para a micro informática. Aquele era o futuro. O Mainframe estava morrendo, diziam. Na verdade ele existe até hoje, mas a tendência se confirmou.

A Signa existe oficialmente desde Novembro de 95. Nós comemoramos o aniversário em 18 de Agosto porque este foi o dia em que apresentei a minha carta de demissão. Resolvi sair de uma multinacional para empreender. Troquei um salário certo por algo que eu nem sabia se tinha capacidade de me sustentar por um prazo maior do que seis meses. Eu era mais novo, solteiro, morava com os meus pais, não tinha dependentes, enfim se tudo desse errado eu voltaria a procurar emprego. E atravessei para o outro lado do rio. Dizem que quem bebe dessa água não quer mais retornar. Alguns regressam, mas poucos o fazem por opção.

Iniciamos a Signa com o investimento total necessário para comprar dois computadores. Sem propaganda, sem ação comercial. Fomos arrumando projetos por indicação e cada trabalho bem feito gerava novos contatos e novas indicações e a empresa foi tomando rumo.

Em 97 iniciamos um grande projeto com uma empresa de carga aérea. Estudamos o mercado de transportes, pesquisamos as soluções que existiam e notamos a grande carência que havia no setor na época. No sucesso deste projeto resolvemos direcionar a empresa para atuar unicamente neste foco: o mercado de transportes de logística.

A lembrança mais vívida que tenho desse projeto foi a dificuldade de atender uma empresa que operava 24 horas de forma ininterrupta. Em outros projetos, principalmente no momento da implantação, a correria se encerrava as 18:00 horas e tínhamos a noite todas para fazer algum ajuste fino e estarmos com alguma situação critica resolvida no dia seguinte.

Neste projeto não. O pau comia solto o dia todo e o pico das operações ocorria na madrugada, das 23 até as 05 horas da manha. As cargas coletadas durante o dia tinham que ser separadas, etiquetadas e estarem com a sua documentação emitida a tempo de pegar os voos que saiam em vários horários madrugada adentro.

Não havia tempo para respirar. Meia hora de sistema parado significaria perder um voo. Em se tratando de carga urgente o mundo parecia rodar mais rápido. Acompanhar as operações in loco foi algo que adotamos como premissa. Não dá para entender as nuances numa sala de reunião.

Deste projeto nasceu a nossa solução e-cargo. Na verdade reescrevemos todo o sistema. Muito do nosso aprendizado não era do mercado e sim daquela empresa e de suas práticas. Na hora de abrir o horizonte vimos que a nossa lente estava míope, o que servia para um não servia para todos.

Desde então a empresa cresceu, ganhou corpo, aumentou a sua carteira de clientes, os modais que opera, mas não perdeu essa característica de ser um sistema de missão crítica, rodando 24 horas em vários cantos diferentes do país.

Acredito que geramos oportunidades de negócios e que estamos contribuindo para o progresso do transporte e logística brasileiros. Vimos muitos de nossos clientes crescerem e expandirem os seus negócios ao longo do tempo em que somos parceiros.

A Signa sempre foi uma formadora de mão de obra e muitos talentos tiveram aqui o seu primeiro emprego ou foram aqui lapidados, não sem usualmente deixar a sua contribuição, e este é um orgulho para a empresa.

No dia 18 passado, dia de nosso aniversário, postamos uma foto e uma menção ao mesmo no Facebook. Muitos de nossos ex-colaboradores deixaram uma mensagem de carinho e agradecimento à Signa. Nós é que temos que agradecer a todos que contribuíram e principalmente aos que nos ajudam diariamente a tocar nosso barco em frente.

E é claro agradecer aos nossos clientes, que são o motivo de nossa existência.


Nuno Figueiredo
Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

0