Unitização de Cargas – Formas de Acondicionamento de Mercadorias para Transporte de Containers

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22 de ago de 2018

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22/08/2018

Unitização de Cargas – Formas de Acondicionamento de Mercadorias para Transporte de Containers

A região do porto de Santos possui um grande fluxo de caminhões, que realizam o transporte de cargas dos mais variados tipos entre o porto e as empresas importadoras e exportadoras. Dentre os tipos de cargas transportados em containers, podemos citar as cargas gerais (cargas secas, como auto-peças, maquinários, móveis e roupas), cargas refrigeradas (transportadas em containers reefers, como carne, frango e vacinas), cargas químicas (como produtos corrosivos, inflamáveis e explosivos, controlados pela Polícia Civil, Polícia Federal, Exército e Ibama), medicamentos / cosméticos (controlados pela ANVISA), e outros, cada um demandando cuidados e tratamentos específicos para garantir um transporte que assegure a integralidade da mercadoria e a segurança de terceiros.

Dentre os cuidados e tratamentos específicos de cada carga, inclui-se a forma de acondicionamento da mesma para armazenagem, manuseio e transporte, visando garantir a conservação do produto (integridade física e química), maximizar a ocupação dentro do container / veículo e otimizar a logistica de carga, descarga e transporte dos mesmos.

Dessa forma, vamos, neste artigo, citar e explicar algumas formas de acondicionamento utilizadas na armazenagem, manuseio e transporte de cargas em containers e caminhões em geral.

Sacarias

As sacarias são tipos de embalagens normalmente utilizadas para o transporte de grãos, não se limitando a eles. Café, arroz, soja e açúcar estão entre os mais comuns, e requerem certos cuidados quanto à estabilidade na acomodação.

Geralmente são compostos por malhas entrelaçadas de polietileno de alta e baixa densidades, popularmente chamados de ráfia (como um saco de batatas). Podem ser de diversos tamanhos, como sacos de 60 kg até big-bags de 1 ton. No caso dos mais pesados, geralmente apresentam uma alça, que permite que uma empilhadeira faça o seu transporte com facilidade.

Caixas de madeira/papelão

As caixas, sejam elas de madeira ou de papelão, são o tipo de embalagem mais utilizado para o transporte de cargas soltas. A desvantagem delas é que, se não estiverem sobre um pallet, precisarão de ajudantes para realizar a movimentação das mesmas.

Tambores de metal / Bombonas de plástico

São recipientes cilíndricos com uma tampa na sua superfície, e acondicionam, geralmente, 200 kg de produto (líquido ou sólido). Comparando os tambores com as bombonas, o primeiro é de metal, pesa em torno de 20 kg (vazio) e é mais rígido / resistente, enquanto que a bombona é de plástico, mais leve (pesa aproximadamente 5 kg, quando vazia) e mais frágil.

Além disso, o plástico é um material menos inerte do que o metal, ou seja, mais propenso a reações físico-quimicas com o produto do seu interior, sendo mais restrito o seu uso para determinadas substâncias.

Pallets

São estrados que apresentam entradas para garfos de empilhadeiras e palleteiras, facilitando a movimentação das mesmas e agilizando o processo logístico. Podem ser feitos de madeira, plástico ou metal e, geralmente, medem 1,00 x 1,20 x 0,20 m (CLA – comprimento, largura e altura).

IBC (Intermediate Bulk Container)

É um tipo de container destinado ao armazenamento e transporte de produtos líquidos. Pode ser rígido (plástico rígido envolvido por uma "gaiola" de metal que ajuda a suportar a pressão do líquido no seu interior) ou flexível (bolsa de polietileno envolvida por um papelão em forma octogonal).

Pode ser suportado por pallets de diversos materiais, estando entre eles o plástico de contenção, que tem a função de colher com segurança um eventual derramamento do líquido do IBC ao longo do transporte ou mesmo durante o carregamento.

Enfim, esses são os principais tipos de embalagens e formas de acondicionamento de cargas encontrados no transporte de containers.

 

Vinícius Martins

Da RodoQuick, em Santos - 26/01/2017 - Edição 011

Fonte: RodoQuick.com.br

 

Nota da Signa:
A oportunidade de trazer convidados para escrever neste espaço não significa que a opinião externada seja a opinião da Signa, mas sim que, ao darmos voz a um expoente deste mercado para nos brindar com um pouco de seu conhecimento, nos permitir conhecer os assuntos por vários ângulos.

Foto: Joe Shlabotnik

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Roseli

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