O que é demurrage?

Foto do autor do post Signa

por

Signa

17 de abr de 2019

· 6 min de leitura

· 6 min de leitura

demurrage
navio
cabotagem
embarque
desembarque
transporte internacional
cargas
legislação
contêiner
Foto do post O que é demurrage?

Demurrage é termo afeto ao Direito Marítimo e sinônimo de sobre-estadia, tanto de navio como de contêiner; originariamente utilizado para se referir à contraprestação devida em razão de se ter extrapolado o prazo acordado em contrato para as operações de embarque e desembarque da carga do navio, com objetivo minimizar o prejuízo daí advindo.

Ao se falar sobre a natureza jurídica da demurrage de navio, é possível vislumbrar dois posicionamentos conflitantes, sendo para uns multa e para outros suplemento de frete. Entretanto, frete não pode ser confundido com sobre-estadia, na medida em que aquele é cobrado em razão do deslocamento de mercadoria de um local para outro, e a sobre-estadia tem seu fundamento na não liberação do navio devidamente carregado ou descarregado no prazo estipulado.

Foto: Harumaj/PixaBay License

Foto: Harumaj/PixaBay License

No transporte internacional de cargas, na modalidade de afretamento por viagem, o contrato firmado entre as partes é denominado charter party (carta partida). No bojo deste contrato estará estipulado o valor do hire (frete), e o prazo, sem custo adicional, dentro do qual o afretador deverá realizar a carga ou descarga das mercadorias do navio. Ultrapassado o referido prazo, que pode ser contado em dias (layday) ou em horas (laytime), haverá a incidência da demurrage, cujo valor estará expresso em dólar na charter party.

Como designativo da sobre-estadia de contêiner, que é verificada na importação quando o consignatário ou importador extrapola o prazo livre de cobrança estabelecido no Bill of Lading – BL (conhecimento de embarque marítimo) para que o cofre de carga seja desovado e devolvido, vazio e limpo, pronto para uso ao transportador; e na exportação quando o exportador ultrapassa o lapso temporal gratuito destinado à entrega do contêiner devidamente estufado (carregado com a mercadoria) ao transportador.

Relativamente ao contêiner, o prazo disponibilizado para o esvaziamento (na importação) e para a estufagem (na exportação), é chamado de free time. Na maioria das vezes tanto prazo do free time como o valor da sobre-estadia vem estipulado no BL (conhecimento de carga). Entretanto, quando o tempo livre para a operação não estiver descrito, deverá ser aplicado o prazo de acordo com os usos e costumes do porto em e encontrar o navio.

Até bem pouco tempo, não havia no Brasil legislação que tratasse especificamente das questões relacionadas à sobre-estadia, entretanto em 21 de dezembro de 2017, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, editou a Resolução de nº 18 “que dispõe sobre direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem e longo curso, e estabelece infrações administrativas”.

A citada Resolução nº 18 no Capítulo II se ocupou Das Definições, trazendo no artigo 2º o significado de livre estadia e de sobre-estadia de contêiner:

Art.2º ...
XIX – livre estadia de contêiner (free time): prazo acordado, livre de cobrança, para uso do contêiner, conforme o contrato de transporte, conhecimento de carga ou BL, confirmação de reserva de praça (booking confirmation), ou qualquer outro meio disponibilizado pelo transportador marítimo;

XX – sobre-estadia de contêiner: valor devido ao transportador marítimo, ao proprietário do contêiner ou ao agente transitário pelos dias que ultrapassarem o prazo acordado de livre estadia do contêiner para o embarque ou para devolução;

Nos artigos 19 a 21 a Resolução trata dos parâmetros que devem ser utilizados para fixação dos valores da demurrage, para a contagem do prazo de livre estadia na importação e exportação; delimita a responsabilidade do usuário, do embarcador/consignatário, do transportador marítimo e do proprietário do contêiner.

Não resta nenhuma dúvida quanto ao avanço conquistado a partir desta RN, que apesar de não esgotar as necessidades, é de suma importância para a contínua evolução da legislação pátria no que diz respeito ao transporte marítimo como um todo.

Imperioso destacar, em relação à sobre-estadia que tanto na doutrina como na jurisprudência não há consenso no que tange à sua natureza jurídica. Há quem diga que tem natureza de cláusula penal, e os que defendem a natureza jurídica de indenização pré-fixada. Esta última é a corrente seguida pelo direito inglês, e que tem se mostrado como tendência entre os operadores do direito no Brasil.

Para considerar a demurrage uma cláusula penal, seria necessário a comprovação do dano sofrido, e isto não é necessário para a cobrança.

A sobre-estadia é entendida como tendo natureza jurídica de indenização pré- fixada uma vez que o valor atribuído a cada dia de atraso na devolução do cofre de carga é conhecido no ato da contratação do transporte marítimo, tanto é que consta do BL. A importância paga em razão da demurrage tem o condão de repor a perda, o prejuízo experimentado pelo transportador por não poder dispor do contêiner para uma nova operação, contudo não é necessária a demonstração do deste prejuízo.

Em que pese a característica de indenização ou de cláusula penal; o fato é que os valores pagos a título de demurrage tem alcançado cifras consideráveis e que não raras vezes ultrapassa inclusive o valor do frete; o que induz à conclusão de que a taxa da sobre-estadia vem sendo utilizada como forma de enriquecimento do transportador ou do proprietário do contêiner. O que deve ser coibido quiçá através da fixação de um teto para cobrança.

Outro ponto controvertido relacionado à demurrage de contêiner, é o relativo ao prazo prescricional de sua cobrança. Os operadores do direito marítimo levantam a possibilidade de prescrição ânua, trienal, quinquenal ou decenal. A prescrição anual é defendida pelos que entendem que após a revogação parcial do Código Comercial, incluindo o artigo 449 que tratava do assunto, é aplicável o artigo 22 da Lei 9.611/98 que dispõe sobre o Transporte Multimodal de Cargas, na medida em que o contêiner é parte integrante do navio, portanto integra o transporte multimodal. Quando não existir estipulação expressa do pagamento da demurrage em contrato, é levantada a hipótese de aplicação da prescrição prevista no artigo 206, § 3º, inciso V do Código Civil.

O prazo prescricional de cinco anos, é argumentado com base no Código Civil, em seu artigo 206, §5º, inciso I, que diz ser este o prazo para cobrança de dívidas líquidas fundadas em instrumento público ou particular. Consideram o lapso temporal de dez anos para prescrição os que entendem que tendo em vista a revogação parcial do Código Comercial, não havendo previsão expressa a este respeito relacionado à sobre-estadia, inteligência do artigo 205 Código Civil. De se notar que grandes controvérsias permeiam este tema, e para chegar a uma conclusão serão necessárias aprofundadas discussões.

 

Fonte: Portogente

Autora: Júnia Belizário dos Santos é advogada maritimista graduada em Direito e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, com vários cursos na área de Direito Marítimo pela Maritime Law Academy

Revisor: Profa. Dra. Eliane M. Octaviano Martins, pós-doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutora pela USP. Professora da Maritime Law Academy. Autora do “Curso de Direito Marítimo”, volume I, II e III

 

Nota da Signa:
A oportunidade de trazer convidados para escrever neste espaço não significa que a opinião externada seja a opinião da Signa, mas sim que, ao darmos voz a um expoente deste mercado para nos brindar com um pouco de seu conhecimento, nos permitir conhecer os assuntos por vários ângulos.

Conheça nossos eBooks

15

Ultimos comentários

Rafael Talaia

Ótimo texto, irá ajudar muito interno e externo. #signaespecialistaemlogistica