Um diferencial inusitado

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

10 de jul de 2007

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

impostos
Foto do post Um diferencial inusitado

A carga tributária incidente no Brasil é quase duas vezes maior que a média mundial.

Além das empresas, esta realidade afeta também o cidadão comum, visto que, cada brasileiro trabalha quase cinco meses por ano para o governo.

Como competir globalmente em desigualdade de condições? Além do custo direto dos impostos, existe também o custo de processar, armazenar e tratar todos os documentos para estar em dia com os impostos, porque o governo repassou para as empresas esta responsabilidade e, por conseqüência, o custo de se contabilizar o quanto deve ser pago de cada imposto.

Um dos conceitos da logística nos ensina que a otimização tem que ser sistêmica, para toda a empresa, e não para um determinado setor, porque a soma dos ótimos individuais não necessariamente significa a melhor situação para a empresa.

A questão tributária também tem de ser vista sob esse ângulo, verificando-se o que é melhor para o País, para as empresas e para os cidadãos, sempre com vistas a um mundo globalizado e não olhando somente para questões locais.

Temos atualmente 27 legislações sobre o ICMS, para mencionarmos somente um dos impostos vigentes. Existe um custo para se manter atualizado e praticar cada exigência destas legislações e eventual erro ainda incorre em multa.

Exemplificando: o custo tributário de um videogame Xbox é de 112,25%, sendo 24% de ICMS, 50% de IPI, 1,65% de PIS, 7,6% de COFINS, sem contar ainda neste custo o IRPJ, CSLL e o CPMF.

Outro fato importante é pensar em planejamento tributário como instrumento de tomada de decisão. É só por este motivo que existem indústrias em Manaus e é por isso também que existe uma grande concentração de atacadistas no sul de Minas Gerais, atendendo o mercado de São Paulo, devido a diferença de alíquotas de ICMS de Minas Gerais para São Paulo em comparação com a cobrada na circulação dentro do estado de São Paulo.

No passado, a melhor logística não era tão importante quanto o giro do dinheiro em época de alta inflação. O alto custo de um grande estoque desaparecia quando o mesmo era reajustado por uma inflação de 80 % ao mês.

Hoje, temos uma nova realidade, mas o quadro tributário ainda exige que a logística seja feita em conjunto com a inteligência tributária. Este não é somente um trabalho para a área contábil, mas item necessário no planejamento estratégico e que precisa estar na pauta do cotidiano de qualquer diretoria de uma empresa instalada no Brasil.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: pina messina

0