Os Celulares Usados Como Computadores

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

10 de mai de 2007

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

celular
smartphone
Foto do post Os Celulares Usados Como Computadores

A convergência entre computador e celular deve ter um forte crescimento nos próximos anos, e isto deverá mudar, e muito, a maneira como trabalhamos com nossos celulares.

Ainda hoje a maioria das pessoas usa o aparelho de celular apenas com a função de fazer as chamadas e enviar ou receber pequenas mensagens de texto, em SMS. Alguns aparelhos de celular já contam com acesso a Internet, possibilidade de recebimento de e-mails e algumas suítes de escritório, como um pequeno pacote Office, mas ainda são aparelhos ao alcance de poucas pessoas e de poucas empresas.

Recentemente li uma reportagem na Gazeta Mercantil comentando sobre uma feira sobre comunicação via celular que ocorreu no início deste ano, na Espanha, e esta reportagem citava que, dos aparelhos a serem vendidos em 2008, 80% terão capacidade de acesso a Internet e de receber e enviar e-mail.

O crescimento da demanda dos usuários por mais serviços que possam ser usados através do celular, aliado a massa crítica de pessoas com aparelhos com capacidade de acesso, vai impulsionar bastante este mercado para que o custo da conexão com a Internet, através do meio celular, fique muito mais barato do que é hoje, criando as condições necessárias para que haja uma explosão de uso da Internet por este meio.

Alguns bancos já permitem acesso às contas correntes por celular, algumas operadoras de cartão de crédito começam a usar o celular como meio de pagamento, e esta é uma viagem sem volta.

A rápida evolução dos aparelhos celulares começa a criar também um novo nicho que é das aplicações que podem ser usadas nos aparelhos celulares mais avançados, do tipo smartphone. Estas aplicações podem ser usadas inclusive de forma off-line, fora da área de cobertura das operadoras, da mesma maneira como você usa softwares instalados em seu computador quando não existe conexão com a Internet disponível.

Não existe, ainda, uma padronização do sistema operacional nos celulares, mas estamos apostando que a Microsoft, que está fazendo esforços concentrados neste sentido, consiga também ter o Windows como o sistema padrão nestes aparelhos.

No mercado de transportes e logística o celular pode passar a ser usado desde um meio para entrada de ocorrências pelo motorista, para veículos que não tem rastreador instalado ou veículos terceiros contratados pela empresa, indo até o uso pela direção da empresa para que esta possa se atualizar sobre os números da operação, mesmo distante dos domínios da empresa e dos computadores com acesso a Web.

No caso dos aplicativos, guardadas as proporções cabíveis ao tamanho e agilidade do celular, qualquer operação poderá ser feita por estes aparelhos nos sistemas da empresa, desde a emissão dos documentos até uma verificação financeira.

Cada vez mais estamos próximos de estarmos sempre conectados, em qualquer lugar, a qualquer hora. Isto não é nem bom, nem ruim, é uma tendência, e temos que aprender a viver nesta nova realidade.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Gilles Lambert

0