As Coisas Simples que não Fazemos

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

03 de abr de 2007

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

dados
segurança
Foto do post As Coisas Simples que não Fazemos

Estive recentemente em visita a um transportador e hoje recebi a triste notícia que a empresa foi assaltada no último fim de semana. Entre outras coisas, levaram todos os computadores da empresa, inclusive os servidores, e infelizmente não havia backup.

Este fato me motivou a escrever esta Newsletter sobre as pequenas atitudes que no momento certo podem fazer uma grande diferença.

Existem várias ações que só entram em discussão após algum estrago já ter sido feito. Isto acontece com as pessoas e com as empresas.

Um amigo escritor perdeu um livro que estava quase concluído devido a uma pane no HD de seu computador. É uma perda irremediável, quantas horas de esforço e inspiração perdidas e a certeza de que começar de novo dificilmente irá gerar novamente o mesmo conteúdo.

No caso da transportadora acima, perderam todos os dados do sistema, todos os cadastros, propostas, documentos emitidos, etc. Muitos anos de informação estratégica e confidencial perdidos, e pior, na mão de terceiros.

Quanto transtorno poderia ter sido evitado com uma política simples de backup que garantisse que os dados estariam a salvo fora da empresa.

É inútil neste momento alertar a quem sofreu a perda de que fazer um backup poderia ter evitado este tipo de situação, mas creio que seja válido lembrar aos demais que este tipo de procedimento pode evitar muita dor de cabeça.

Além do backup existem alternativas, algumas bastante interessantes. No caso dos documentos e planilhas, recomendo uma olhada no Google Docs, onde você pode armazenar os documentos nos servidores do Google, e os mesmos passam a estar disponível em qualquer micro conectado a Web, porém protegido de olhares alheios. Este é um conceito revolucionário que nos torna menos dependentes do nosso próprio equipamento e sem preocupações com backup e, pelo menos por enquanto, o serviço é grátis.

No caso de sistemas, existe a opção de se ter o sistema e o banco de dados residentes em um datacenter. Seus dados críticos dentro de uma estrutura profissional, administrada por especialistas, com segurança contra diversos inconvenientes, como falta de energia e incêndio e, principalmente, com garantia de backup.

Em caso similar ao descrito, o ladrão mesmo roubando todos os equipamentos, não iria parar a empresa e o mais importante: nenhuma informação confidencial estaria exposta.

Nosso sistema de gestão de transportes, o e-cargo ASP, reside em um datacenter e permite acesso em qualquer lugar pela internet, apenas para citar um exemplo.

Mais importante do que ter os dados dentro da sua casa ou empresa, ou fora dela, é ter uma preocupação com contingências, preferencialmente motivada por problemas alheios.

Quem já passou por isso aprendeu a lição da pior forma possível, e acredito que algumas lições possam ser aprendidas através dos exemplos ocorridos com outras pessoas. Atos simples e feitos na hora certa geram tranqüilidade e economia no futuro.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Freepik

0