A Síndrome do Estudante

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

08 de mai de 2009

· 4 min de leitura

· 4 min de leitura

estudante
produtividade
Foto do post A Síndrome do Estudante

Na semana passada encerrou o prazo de entrega do imposto de renda, e mais uma vez, a mesma cena se repete: na véspera, cerca de 70% dos informes ainda não tinham sido entregues para a receita.

O que explica este comportamento é a síndrome do estudante: deixar tudo para a véspera e, no último instante, arregaçar as mangas e resolver. Normalmente os estudantes não tem o bom hábito de estudar diariamente, deixam tudo para a véspera da prova. Este hábito reduz o aproveitamento do conteúdo da matéria, e gera um resultado final inferior, além do stress desnecessário, pela fadiga de várias horas de esforço contínuo em prol de recuperar o tempo perdido.

Nossa capacidade de assimilar um determinado assunto diminui consideravelmente se recebermos uma carga concentrada de informações, sem falar que o cansaço diminui o ritmo e a concentração, aumentando o tempo necessário para o estudo, em prejuízo do resultado. Concluindo: ficamos menos produtivos, precisamos fazer um esforço maior para alcançar o mesmo resultado ou, no pior caso, para obter um resultado inferior ao necessário.

Por este motivo, as escolas intercalam as matérias e esparsam o conteúdo das disciplinas, para que os alunos tenham uma capacidade maior de assimilar e incorporar as informações. Um curso do tipo imersão total não é tão eficaz quanto o normal. Os cursos que prometem coisas como ´aprender inglês em 6 meses´ invariavelmente não funcionam.

Sair desse padrão de comportamento requer disciplina e determinação. Isto se arrasta pela nossa vida pessoal e profissional. Existem coisas chatas, porém necessárias, que adiamos até que não exista mais prazo. Existem ainda as tarefas que temos que fazer, mas que protelamos, porque outras mais agradáveis estão disponíveis.

Vivemos num mundo acelerado, correndo contra o tempo. Este assunto deve ser uma das prioridades de nossa agenda, porque usar melhor o tempo significa fazer mais coisas e com resultado melhores. É fundamental para termos uma vida saudável e balanceada. Impacta a nossa vida pessoal, social e profissional.

Achei um texto interessante, num livro que li recentemente, e cujo conteúdo divido abaixo. O autor é americano, logo vemos que determinados comportamentos são universais. Apesar de eu não concordar com todo o texto, acho válidas as reflexões que ele nos traz.

Não somos robôs e não podemos viver sob um permanente stress de produtividade, mas acho válido o exercício de enxergar o ponto de vista do Stuart Levine e adaptar o que julgarmos pertinente á nossa realidade.

Boa leitura.

 

Chegue mais cedo e saia do trabalho na hora certa - Stuart R. Levine, do livro Vá Direto ao Assunto.

Muitas pessoas chegam 15 minutos atrasadas ao trabalho já pensando em ficar até mais tarde para compensar o tempo perdido.

Gastam a primeira meia hora tomando um cafezinho e conversando com os colegas sobre o que passou na televisão na noite anterior.

A seguir, sentam-se, dão alguns telefonemas particulares e, com um pouco de sorte, conseguem trabalhar "de verdade" durante uma hora antes do almoço. O horário de almoço (quando engolem qualquer coisa ali mesmo no escritório) é aproveitado para planejar a próxima reunião e se inteirar das fofocas do escritório. Depois de responder a inúmeros e-mails, sobram duas a três horas na parte da tarde para trabalhar realmente. Então, ficam até mais tarde e não podem evitar bater um papo com outro retardatário por mais meia hora. Mas tudo bem, afinal, estão ficando além do expediente.

Essas pessoas saem do escritório horas depois do que deveriam, e exaustas , pois ficaram lá por quase 10 horas, engoliram o almoço sem sair de suas mesas e ainda têm muito a fazer. Sentem-se mal aproveitadas pela empresa e se vêem como mártires. Mas a verdade é que desperdiçam horas preciosas de tempo de trabalho e realizam muito menos do que deveriam.

Os executivos, aspirantes a executivos e gerentes mais eficientes chegam cedo ao trabalho e mantém o foco o dia inteiro. Para retomar as rédeas sobre o seu dia, a primeira coisa que você deve fazer é chegar ao trabalho pontualmente. Melhor ainda, chegue mais cedo. Trabalhe duro o tempo todo. Saia do escritório para almoçar, nem que seja por 5 ou 10 minutos - isso vai clarear a sua mente e torná-lo mais produtivo à tarde. Se você quiser bater um papo com os colegas, almoce com eles. Se alguém passar na sua sala para jogar conversa fora, diga que você está bastante ocupado mas que seria ótimo almoçarem juntos para colocar o papo em dia.

Não confunda o período passado no escritório com as horas verdadeiramente gastas em trabalho produtivo. Trabalhe duro e você terá mais tempo para aproveitar a vida.

 

Nuno Figueiredo

Diretor Comercial
Signa Consultoria e Sistemas

Foto: Elijah Hail

0